Breaking News

Quanto Vale Duzentos reais?


Na última quarta-feira (29), foi lançada pelo Banco Central a notícia de que uma nova nota de R$200 será produzida, com data de circulação até o fim de agosto, com a imagem do lobo-guará. É a primeira vez em 18 anos que o real ganha uma nova cédula, sendo a última inserida a de R$20, e o fato causou surpresa na maioria dos brasileiros. Primeiro, porque não se tinha nenhum pronunciamento anterior sobre tal medida e, segundo, pela memória coletiva do período de alta inflação já vivenciado em meados dos anos de 1980 a 1994, antes do Plano Real. 

Para o Banco Central, a medida já aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, é justificada pelo aumento da demanda de cédulas no mercado. Isso ocorre porque o chamado ‘’entesouramento’’, ou seja, manter o dinheiro fora dos bancos e guardar consigo mesmo, é notável em momentos de instabilidade econômica, principalmente no Brasil, onde as pessoas tendem a sacar seu dinheiro com medo de uma possível ‘’confiscação’’. 

Mais uma vez, como se fosse algo novo, o governo se mostra inteiramente despreparado para lidar com a crise econômica aprofundada pela pandemia. O Banco Central poderia pensar em planos para cortar gastos ou injetar liquidez no mercado, mas decidiu seguir não facilitando a vida do trabalhador. Em primeiro lugar, isso será um problema do dia a dia na questão do troco, exigindo muitas notas menores. Depois, um problema macroeconômico de retrocesso, já que o mundo caminha pra transações digitalizadas, enquanto aqui, se mascara um sério problema de desigualdade de acesso aos meios digitais de pagamento. Além disso, também é necessário problematizar a facilidade concedida aos esquemas de corrupção envolvendo lavagem de dinheiro, paraísos fiscais e milícias.
E a questão principal é: quanto vale $200? 

Quem vai pra rua trabalhar, sem direito a quarentena, e precisa pegar um ônibus lotado sente na pele que o dinheiro segue perdendo valor e que os suprimentos básicos estão mais caros. É o precariado sendo ainda mais precarizado. E, o que espanta mais, é notar que as medidas econômicas são tomadas como mais urgentes diante de quase 100 mil brasileiros mortos pelo coronavírus. Em contrapartida, não se vê uma grande mobilização do governo pra sanar a crise sanitária. Mas, o alívio cômico de tudo isso é saber que, curiosamente, em 2014, Os Simpsons já previam a nova cédula em um dos seus episódios. E, como sempre, o brasileiro sabe bem como sair sorrindo do infortúnio com os memes na internet.

Texto: Isabela Celestino

Nenhum comentário